terça-feira, 7 de junho de 2016

Segurança Pública debatida em Mairi.

Tive o prazer de participar, ontem, de uma reunião promovida pela CDL-Mairi, onde o tema principal era a questão da segurança pública em nosso município. Foram convidadas as autoridades policiais inclusive, mas por motivos de força maior não puderam participar. Foi uma pena porque eles sim, com suas experiências, poderiam dar sugestões viáveis, práticas e mais baratas que pudessem amenizar o clima tenso vivido por todos nós ultimamente. A condução dos trabalhos foi feita pelo Presidente da CDL local, Petrúcio Bandeira, que permitiu a exposição de opiniões de vereadores e membros da sociedade civil. O vereador Roque da Luz, após alguns presentes falarem sobre a necessidade da criação da Guarda Municipal, entregou cópia de um Projeto de Lei que está na Câmara de Vereadores desde 2011, justamente propondo a criação dessa Guarda. Nem precisa falar que os ânimos se exaltaram com as acusações feitas pelo vereador Roque e com a defesa da Câmara feita pelo vereador Rogério, Presidente da Casa. Aliás, essa polarização entre os dois vereadores só tem trazido prejuízos à sociedade mairiense. Não sei porque eles ainda não perceberam isso. Ou, se perceberam e continuam a fazê-lo, são perversos. A coisa toda é levada para o lado pessoal. Houve sugestões de vídeo-monitoramento, a exemplo de Conceição do Coité que usa esse recurso há muito tempo. Seria bom! Um dos maiores absurdos pontuado pela proprietária de um supermercado assaltado recentemente, às 14 horas, em pleno dia de sábado, feira movimentadíssima na cidade, e, quando procuraram a polícia, o efetivo da cidade estava em Várzea da Roça, cidade vizinha. Sequer pode registrar o Boletim de Ocorrência, por falta de plantonista na Delegacia da cidade. Pense num absurdo, acontece em Mairi! O detalhe é que a feira livre de Várzea da Roça é na segunda-feira. Como tudo acontece aqui, várias pessoas relataram que os assaltantes, numa moto velha, tiveram de empurrá-la no meio da feira para pegar "no tranco" ou "no tombo", como dizemos aqui. Um cidadão sugeriu a substituição da viatura (ford ranger) nos dias de feira, por motos. A PM tem essas motos. A mobilidade é absurdamente maior do que de um carro. Foi uma sugestão perfeita! Capim Grosso tem policiais fazendo patrulhamento com motos. Por fim, o Prefeito Raimundo Dentista explicou o que de fato estava buscando para a segurança pública do município e deu carta branca para a tramitação do Projeto de Lei que cria a Guarda Municipal. Ao final da reunião, foi criada uma comissão que discutirá mais calmamente a criação do Conselho Municipal da Segurança Pública. Enfim, o primeiro passo foi dado. Algumas fotos da reunião:


Empresários locais e com a camisa vermelha, Sr Jurandir, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras  Rurais  de Mairi.


Da Esq. para Direita: Anésio, funci. BB e Presidente da AABB, vereadores Alan e Pororó.

De chapéu, Sr. João Martins, ao centro, Sr. Petrúcio Bandeira, Pres. da CDL e o vereador Rogério, Presidente da Câmara de Vereadores.




Sr. Rogério com alguns empresários.


Alguns empresários e pessoas da comunidade.

Mais empresários.

Da direita para esquerda: Sr. Jean, representante do TRE e o vereador Alan. Detalhe da foto: eu estou nela, representado pela bolsa da máquina fotográfica, entre o Sr, Jean e Sr. Alan! kkkkkk

Vereadores Alan e Roque da Luz, Anésio, do BB, vereador Pororó e Sr. Agnaldo, empresário do ramo de auto peças.



Sr. Petrúcio Bandeira, Sr. João Martins, Sra. Dulce, Secretária de Administração e Dr. Raimundo Dentista, Prefeito Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário