quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

"Tem de mudar a Constituição"!!

Hoje eu vi uma prosa disputada: estava no meu velho sofá tocando viola e aparece na janela um amigo que também é chegado ao instrumento. Já cantamos alguma coisa juntos, já conversamos muito sobre a Cultura Caipira de Raiz, enfim, um entusiasta da boa música. Ele sempre me falava da gente gravar alguma coisa "metendo o pau" nos políticos. Ele me mostrou algumas paródias sobre o tema e realmente ele escreve bem! Muito divertido. Mas o nosso papo hoje, depois de uns beliscões na viola, foi sobre música inédita, coisa pra durar e poder realmente gravar. Num determinado momento ele confessa ter votado, que nem eu, em Lula na primeira maldita vez que ele ganhou e me falou que, "com todo diabo, foi um dos melhor prá mim, pelo menos pra minha classe"! Perguntei então se ele estava satisfeito com o modelo atual, criado pelo Lula, onde os pobres é que se matam pra sustentar e enriquecer cada vez mais os milionários empreiteiros e outros amigos da turma, e ele me disse que a culpa é da Constituição! Tentei argumentar que a Constituição estava sendo violentada o tempo todo por Governadores, Presidente, alguns do Judiciário, Congresso Nacional, nada: "tem de mudar a Constituição! Do jeito que tá aí só vai aumentar o número de ladrão"! "Mas se roubar faz parte da índole, do caráter do sujeito, onde entra a culpa da Constituição", perguntei. Ele me saiu com essa: "O que não é proibido não é crime"! Quando lhe perguntei se roubar era roibido ele me disse que não. "Então, por que você não rouba"?, - quis saber. Ele me respondeu que por ter vergonha na cara e ter herdado do seu pai esse bom comportamento. Aí lhe perguntei aonde está a culpa da Constituição, se quem rouba e corrompe são os que não têm vergonha na cara, passando, inclusive, por cima da Constituição? A conversa tava ficando meio difícil. Aí perguntei: "Por que você acha que a culpa é da Constituição; você já leu ela? "Não...! Não li não"!! Aí dá vontade de pegar o burro, colocar as tranqueiras no lombo e ir embora pro Licurisal!! Tá doido, sô! Se ele soubesse interpretar a linguagem do olhar, certamente traduziria esse texto: #&@##$%&¨&¨%$@#$%%¨¨&76%%$$¨¨&&8**&¨%$##$%%!! Disse tudo isso a ele e depois nos despedimos, pra meu alívio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário