quarta-feira, 1 de julho de 2015

Respostas que podem dizer muito..., ou não!

Nessa minha renitente insônia de hospital, estive hoje, às 4 da manhã, relembrando alguns lances das campanhas políticas para Presidente do Brasil, ano passado. Uma cena gravada e exibida no horário político da Presidente Dilma, numa cidade acho que do Nordeste, ela, com seu indefectível terninho vermelho, cumprimentando as pessoas e eis que de repente, não mais que de repente, surge da multidão uma mulher que consegue se aproximar da candidata e manda-lhe a pergunta na lata: "Dilma, quer casar comigo"? e abraçou e beijou a idealizadora da Pátria Educadora que, educadamente, respondeu com um sorriso: "Eu já sou casada..."!! E é justamente aí nesse ponto que me detenho: "casada" com quem? A cena sugere que, como todo bom e demagogo político, a frase fosse completada assim: "Eu já sou casada... COM O BRASIL"!! Era o de se esperar. Acho que de todas as falas da Presidente, essa foi a mais centrada de todas, por tê-la deixado incompleta. Se ela usa a lógica da demagogia, teríamos hoje um quadro mais ou menos assim: de um lado, 51 milhões de brasileiros que a deixaram plantada no altar, esperando para a realização do (tenebroso) matrimônio! Do outro lado, 53 milhões de brasileiros ostentando o famoso e humilhante "chapéu de vaca", por terem sido traídos descaradamente, já no terceiro dia de casamento. Com a agravante de não ter havido nem lua-de-mel!! Se analisarmos por esse prisma, podemos nos orgulhar de encabeçar outro ranking mundial, além daqueles velhos conhecidos (País com o maior custo, menor índice de alfabetização, menor retorno de impostos recebidos, etc., etc.), o do único País no mundo com a maior "manada de touros", pra ser bem redundante!! De recorde em recorde a gente chega lá. Ah! Vamos todos agora plantar mandioca!  Quem sabe outra "manada" não caia nela, hein? "Ôxe, pé de pato mangalô trêis vêiz"!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário