quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Artigo do Jornalista Fernando Molica

Sem palavras...!!!

O menino que mergulha no lixo e no esgoto !!!
 
http://sandromeira12.files.wordpress.com/2011/05/miseria.jpg  13/11/2013 00:03:15
Fernando Molica: O menino que mergulha no lixo e no esgoto
Há onze dias, o ‘Jornal do Commercio’, do Recife, publicou fotos, feitas por Diego Nigro, de um menino de nove anos nadando num mar de esgoto e de lixo
O DIA

Rio - É impossível não ficar chocado com uma das imagens mais terríveis que vi nos últimos tempos. Há onze dias, o ‘Jornal do Commercio’, do Recife, publicou fotos, feitas por Diego Nigro, de um menino de nove anos nadando num mar de esgoto e de lixo. Morador da favela Saramandaia, Paulo Henrique, a exemplo de outros amigos, mergulha no imundo Canal do Arruda para catar latas de alumínio. As imagens do garoto envolto por embalagens, garrafas, sacos plásticos percorreram o mundo, mas, por aqui, parecem esquecidas.
O menino que mergulha no lixo e no esgoto
Foto:  Diego Nigro Chega a ser assustador o silêncio cúmplice de governantes e da sociedade. A foto não foi suficiente para derrubar qualquer governo ou provocar uma passeata, a repercussão foi bem menor que a ocorrida no caso dos beagles. Pesquiso no Google e não encontro uma declaração da presidenta Dilma Rousseff, uma frase do ex-presidente Lula — pernambucano como o menino —, um gesto do governador do estado, Eduardo Campos, hoje tão envolvido com sua candidatura ao Planalto.

Marina Silva parece ter ficado muda diante do garoto. Nem mesmo Aécio Neves e José Serra, do PSDB, lembraram-se de citá-lo. Nos jornais, vemos apenas a preocupação de todos esses políticos com as eleições de 2014, com a formação de alianças. É como se Paulinho e outros tantos meninos e meninas não existissem, ou morassem em Marte. Black blocs que gritam por qualquer causa, quebram bancos, incendeiam ônibus, depredam assembleias legislativas e câmaras municipais não se mostraram dispostos a ocupar Saramadaia, onde a miséria não se esconde atrás de máscaras.

Acionada pelo Conselho Tutelar, a Prefeitura do Recife anunciou alguns benefícios para as famílias das crianças. É pouco. Paulinho não mergulhou apenas no esgoto e no lixo, ficou imerso nos escândalos que se revezam na TV e nas páginas dos jornais e revistas, no superfaturamento de obras, no roubo mas faço, na lentidão da Justiça, na impunidade, na troca de votos no Congresso por lucrativos cargos no governo, na falta de escolas decentes, na ausência de obras de saneamento, na falta de vergonha na cara. Na foto, o menino está cercado de Brasil por todos os lados.
Fernando Molica é jornalista e escritor. E-mail:
fernando.molica@odia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário