terça-feira, 23 de outubro de 2012

Oásis do Sudoeste

Todos sabemos que o Nordeste é quente e que as cidades do seu litoral "dão praia" o ano todo! Bom, mas por que isso agora? Simples: como toda Região faz calor o tempo quase todo, existem algumas cidades que parece fazer calor em demasia, a exemplo de Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, etc. E é exatamente baseado em Santa Maria que me encontro nessa semana a trabalho. O calor por aqui é infernal. O vento que sopra, e às vezes sopra forte, chega até seu corpo com uma temperatura elevadíssima mesmo à sombra. Quando não tem vento, o mormaço característico; quando venta, a gente recebe um "bafo" dos diabos! Ao contrário de algumas cidades, Santa Maria, São Félix do Coribe - que se separa de Santa Maria por uma ponte como Petrolina e Juazeiro -, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Correntina, são verdadeiros oásis no cerrado. O problema é ter tempo para um mergulho em suas águas. Morro de inveja quando atravesso com meu colega Carlos Lopes para São Félix para o tradicional almoço no Restaurante Bistrô (barato e delicioso) e vejo a galera a se banhar nas águas limpas e convidativas do Rio Corrente ou Rio de Ondas. Tenho dúvidas quanto ao nome do caudaloso rio. Em Correntina, nem me fale: lá é um verdadeiro Oásis! A cidade é cortada pelo rio e logo após temos as Sete Ilhas, verdadeiro paraíso. Estou postando essas considerações porque foi a forma que achei de me sentir enfiado nas águas do rio. Olhando as fotos diminuo a sensação de calor!! Um dia, quando "essa vida de pobre me cansar", morarei numa dessas cidades. A princípio a eleita é Correntina. Vamos ver no que vai dar. Ah! Ia-me esquecendo: galera de Mairi, a água do rio daqui, além de ser limpinha  é doce!!
Viajem um pouco!!

                                 
                                                      Vista de um dos braços das 7 Ilhas


                                      Ranchão: Bar e Restaurante dentro do rio no Centro de
                                                    Correntina. É também casa de show.
                       

                                                         Peixinhos das 7 Ilhas


                                                   Vista da balaustrada do Ranchão

Nenhum comentário:

Postar um comentário