quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Ilustre Desconhecido!

Cheguei no domingo à noite em Santa Maria da Vitória e, depois de vários anos ausente, encontrei uma cidade bem mais bonita, a orla revitalizada entre os dois municípios (Santa Maria e São Félix do Coribe) que se assemelham a Juazeiro e Petrolina, guardadas as devidas proporções. Mas o fato é que, como cheguei à noite, o colega Carlos Lopes veio a estrada toda falando de uma tal ponte recentemente construída. Fiquei curioso e quando avistei as luzes da orla, vi um espetáculo da engenharia moderna: uma ponte/passarela com iluminação que muda de cor e tonalidade, causando um efeito meio de torpor aos espectadores. Linda, parecendo aquela da Avenida das Águas Espraiadas, em São Paulo e que também tem iluminação nos mesmos moldes. Novamente vamos guardar as devidas proporções. Mas o fato é que ficou muito bonita. O que não entendi, quando fui com os colegas ver de perto o monumento, foi encontramos uma placa com os nomes do Presidente Lula, Wagner, o Coronel do 4º BEC - Batalhão de Engenharia e Construções, do Exército Brasileiro, e o nome do Prefeito à época. E o criador, o mentor do belo monumento, por que não tem seu nome na tal placa? Um dos colegas que estavam comigo e que já foi militar, explicou-me que nessa esfera o nome que aparece é o do Comandante da Unidade, no caso 4º BEC.  É como se fôssemos inaugurar a estátua do primeiro transplantado cardíaco de qualquer das Armas e, em vez do nome do Cirurgião que efetuou a proeza, aparecer  o nome do seu Comandante. Minha ignorância me permite achar uma  injustiça!! Não acham?
Quando retornar a Salvador postarei as fotos da ponte para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário